Semana da Enfermagem: 5 curiosidades sobre a profissão de enfermeiro
- Amazon FisioCare
- May 12, 2022
- 2 min read
Desde os anos 40, o período de 12 a 20 de maio é comemorado como a Semana da Enfermagem, em homenagem a duas grandes personagens deste setor: Florence Nightingale e Ana Néri, a primeira enfermeira brasileira a alistar-se voluntariamente em combates militares.

Nosso agradecimento a todos os enfermeiros(as) e técnicos(as) de enfermagem comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano, pelo trabalho sem igual realizado de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes da nossa sociedade, sejam eles públicos ou privados.


Florence Nagthingale Ana Néri
Para celebrar esta semana, o blog APNEIA preparou este post especial. Confira a seguir:
5 Curiosidades sobre a profissão de enfermeiro:
1. Enfermeiros conseguem “ler” os pacientes.
Durante a graduação em enfermagem, os profissionais são guiados em uma lógica de avaliação física do que acontece com os pacientes. Por isso, acabam conseguindo decifrar os sinais pelas atitudes e até pela linguagem corporal desses pacientes. Já imaginou? Existe até uma Escala Visual Analógica, também conhecida como EVA, que auxilia na hora de aferir a intensidade da dor do paciente para entender a evolução do tratamento. E, claro, os enfermeiros são experts nessas análises!
2. Enfermeiros conseguem “ler” os pacientes.
Já ouviu falar na SAE? Essa sigla significa Sistematização da Assistência de Enfermagem e nada mais é do que uma metodologia que organiza toda a operacionalização do Processo de Enfermagem. A partir da SAE é possível planejar o trabalho da equipe de enfermagem e até os instrumentos a serem utilizados de acordo com o tipo de procedimento indicado. Facilita tudo! Este método consiste em cinco etapas:
> Coleta de dados do paciente
> Diagnóstico do que está acontecendo
> Planejamento do atendimento
> Implementação da estratégia de atendimento traçada
> Avaliação para possíveis melhorias
3. Mais de 2 milhões de profissionais graduados em Enfermagem no Brasil.
Eles são, exatamente, 2.373.770, segundo o Cofen, Conselho Federal de Enfermagem, além de mais de 50 áreas de especialização.
4. 2021 foi o Ano Internacional dos trabalhadores da Saúde e Cuidadores.
Sim, nada mais justo que homenagear os profissionais de saúde que passaram os últimos dois anos a postos no combate à pandemia da COVID-19, e continuam dando assistência nesta atual fase da pandemia. Essa decisão aconteceu na 73a Assembleia Mundial da Saúde, realizada virtualmente pelos Estados-membros da ONU, e só mostra o papel singular dos enfermeiros e de todos os profissionais de saúde envolvidos no controle do vírus.
5. Atuação do enfermeiro vai para além dos hospitais.
O profissional que fez Graduação em Enfermagem não trabalha apenas em hospitais. A atuação dele vai muito além, podendo trabalhar em inúmeras clínicas, laboratórios e hospitais públicos e particulares, além de também poder atuar na:
> Assistência domiciliar, também conhecida como homecare.
> Atendimento a pacientes com doenças crônicas.
> Resgate de acidentados.
> Pesquisa de novos medicamentos.
> Prestação de serviços na área de medicina do trabalho.
Fonte: Faculdade ASA
Adaptação de conteúdo: Amazon FisioCare
Comments