Dia Mundial sem Tabaco – fumantes correm três vezes mais risco de sofrer Apneia Obstrutiva do Sono
- Amazon FisioCare
- May 31, 2022
- 2 min read
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda existem mais de 1 bilhão de fumantes ao redor do mundo, sendo o tabagismo a principal causa de morte evitável no planeta. Mas não é só isso. Quem fuma dorme mal e menos tempo do que o necessário, uma vez que a nicotina presente no cigarro é estimulante, provocando inquietação, principalmente se o hábito de fumar acontece perto da hora de dormir.

Assim como o alcoolismo, o tabagismo pode causar insônia e ronco. Estudos indicam ainda que quem fuma corre o risco até três vezes mais de sofrer Apneia Obstrutiva do Sono.
O tabaco também pode causar outras doenças graves, como insuficiência respiratória, enfisema pulmonar e câncer, podendo levar o paciente à Oxigenoterapia em tempo integral. Apesar de na última década o Brasil ter diminuído 40% o número de fumantes, o tabagismo continua sendo o maior responsável pelo câncer de pulmão no país e no mundo. Segundo os números do Instituto do Câncer (Inca), 161.853 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se o tabaco fosse deixado de lado.
Levantamento do Ministério da Saúde revela que Porto Alegre/RS tem a maior prevalência de fumantes (14,9%), seguida de São Paulo (13,7%) e Rio de Janeiro (12,5%). Números que não sustentam o argumento cínico de que o tabaco gera receita de R$6 bilhões. Segundo a Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro (Conicq), só em 2021 o sistema de saúde gastou R$23 bilhões para tratar pacientes com doenças relacionadas ao fumo.
A Amazon FisioCare apoia a luta contra o tabagismo, por meio da divulgação de informações sobre os malefícios deste vício, ainda responsável pela morte de mais de 6 milhões de pessoas por ano.
Diga não ao tabaco!
Comments