Titulação de CPAP: você sabe para que serve?
- Amazon FisioCare
- May 5, 2022
- 2 min read
A titulação de equipamento consiste em ajustar a pressão ideal do dispositivo CPAP de um paciente diagnosticado com Apneia Obstrutiva do Sono para se alcançar o nível de tratamento adequado.

Foto: Resmed
A titulação de CPAP pode ser feita em laboratórios de sono ou, mais recentemente, no próprio domicílio do paciente, utilizando-se equipamentos de pressão positiva com algoritmos automáticos.
No caso da titulação domiciliar, e após a consulta com o fisioterapeuta do sono, o paciente recebe todas as recomendações no consultório e retorna à sua casa com o equipamento, utilizando-o durante o período estipulado pelo profissional que está conduzindo a titulação.
Ela pode ser realizada em pacientes que já são usuários de CPAP, para ajustar uma prescrição antiga, por exemplo, ou naqueles que estão iniciando o tratamento durante a adaptação. Enquanto isso, o profissional acompanha à distância os dados captados pelo aparelho, como: possíveis eventos (apneias) residuais, fugas não intencionais ou em excesso, dias e horas de utilização, dentre outras informações importantes como, por exemplo, as curvas de fluxo respiratório. Com base nessas informações é possível se chegar a uma prescrição ideal para a terapia.
Apesar de ter sido bastante utilizada como alternativa à polissonografia de laboratório durante a pandemia, a titulação domiciliar não registra atividade elétrica cerebral e muscular, movimento dos olhos, fluxo de ar pelo nariz e boca, nem esforço respiratório.
Apresentando a indicação ou o encaminhamento médico, a Amazon FisioCare faz a titulação do seu equipamento, com a eficácia de quem é especialista no assunto.
Caso a indicação da titulação seja a de laboratório, o Instituto do Sono de São Paulo faz algumas recomendações para você fazer o exame. Confira:
• Se no exame a opção for por monitorar a saturação de oxigênio, não utilize esmaltes com cores escuras.
• Não tire sonecas nos dias que antecedem o exame e nem entre as noites de titulação.
• Caso você tome alguma medicação de uso contínuo, verifique com o seu médico se você deve ou não suspender a medicação para a realização do exame.
• No dia do exame, evite o consumo de bebidas alcoólicas e cafeinadas, como chás, cafés e refrigerantes.
• Em caso de gripe, tosse ou febre, o exame deve ser reagendado, a não ser que o médico solicitante informe a clínica sobre a necessidade de realizá-lo mesmo nessas circunstâncias.
Fonte de pesquisa: Instituto do Sono
Komentar